No escopo da Agenda 2030 da ONU, o multilateralismo ambiental tornou-se tanto mais relevante pois está diretamente relacionado às atuais crises econômicas, políticas e sanitárias. Em outras palavras, as questões ambientais são muito mais amplas do que a agenda ambiental tradicional permite enxergar. O clima constitui o maior desafio para a vida no Planeta. Eventos climáticos extremos agravam quadros de fome, pobreza, migrações, doenças, entre outros. O aquecimento global engendra ameaças à humanidade, à diversidade biológica e ao oceano. A diversidade biológica é uma riqueza para a humanidade, e por isso mesmo importar destacar a adoção do Quadro de Biodiversidade Global de Kunming-Montreal, em 2022. O oceano contribui para a regulação da temperatura atmosférica e para a captura de co2. Além disso, a vida marinha é indissociável da vida terrestre. São grandes as oportunidades e riscos em escala global.
O Brasil tem lugar especial nas três agendas, pelo seu perfil de país megabiodiverso, mas também marcado pela desigualdade social. Todos estes temas precisam ser debatidos no Brasil com a devida atenção e com olhar para o futuro que queremos construir.
Nesse contexto, é com imensa satisfação que a Faculdade de Direito da UnB, por meio do Grupo de Estudos em Direito, Recursos Naturais e Sustentabilidade (GERN-UnB), e o Instituto de Relações Internacionais da UnB convidam para o evento: MULTILATERALISMO AMBIENTAL: A (DES) FRAGMENTAÇÃO ENTRE OS REGIMES DE OCEANO, CLIMA E BIODIVERSIDADE. O objetivo é pensar nos três regimes a partir de uma abordagem que permita enxergar nexos e construir soluções inovadoras e efetivas.
O evento ocorrerá no dia 5 de abril, quarta-feira, de 10 às 12h30, no Auditório Esperança Garcia da Faculdade de Direito da UnB.
Programação:
10h - Abertura: Inez Lopes (PPGD-UnB), Ministro Marcelo Câmara (DDEF-MRE) e Drª. Ana Paula Prates (MMA)
A fragmentação no Multilateralismo ambiental (perspectiva setorial)
Mediação: Profª. Carina Oliveira (FD-UnB)
10h30 - As (des)conexões entre os regimes de oceano, clima e biodiversidade: Catherine Tinker (Seton Hall University-SHU e Tinker Institute)
10h45 - Mudança do clima: Conselheiro Marco Túlio Cabral (SECLIMA-MRE)
11h - O novo Marco Global Kunming - Montreal de Biodiversidade: Prof. Braulio Ferreira de Souza Dias (ICB-UnB)
11h15 - Oceano: Secretário Philippe Raposo (DMAE-MRE)
A desfragmentação do multilateralismo ambiental (perspectiva integrada)
Mediação: Profª. Ana Flávia Barros-Platiau (IREL-UnB)
11h30 - A conexão entre as áreas sob a perspectiva da ONU: Conselheira Maitê Schmitz (DMAE-MRE)
11h45 - A conexão entre as áreas sob a perspectiva política: Profª. Ana Flávia Barros-Platiau
12h - A conexão entre as áreas sob uma perspectiva jurídica: Profª. Carina Oliveira
12h15 - 12h30 Debates
▪️O link para a inscrição para quem quiser certificado é o seguinte: Link de inscrição: https://www.sympla.com.br/multilateralismo-ambiental-a-des-fragmentacao-entre-os-regimes-de-oceano-clima-e-biodiversidade__1937912. Para quem não precisar de certificado não é necessário fazer inscrição.
Contamos com a sua presença!
GERN-UnB 🌎