Alexandre Veronese

• Área:Teoria Geral, Sociologia e Filosofia do Direito

Possui graduação em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em sociologia e direito pela Universidade Federal Fluminense (2002) e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência na área de direito, com ênfase em direito público, atuando principalmente nos seguintes temas: administração pública, sociologia das organizações, reforma do estado, sociologia do direito e ciência e tecnologia.

Doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, 2011).
Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Fluminense (UFF, 2002).
Graduado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND-UFRJ, 1999).
Professor Adjunto da Universidade de Brasília. Ingresso: Novembro de 2012

Sociologia do Direito e da Administração Pública.
Direito, Tecnologia, Informação e Sociedade.
Marco Jurídico da Ciência e Tecnologia no Brasil.

Linha de Pesquisa Transformações na Ordem Social e Econômica e Regulação

Grupos de Pesquisa

Estado e Constituição

FONTAINHA, F. C.; GERALDO, P. H. B. ;VERONESE, A.; ALVES, Camila Souza . O concurso público brasileiro e a ideologia concurseira (Qualis CAPES: Direito - B2). Revista Jurídica da Presidência, v. 16, p. 671-702, 2015.
RODRIGUES, H. W. (Org.) ; SANCHES, S. H. D. F. N. (Org.) ;VERONESE, A.(Org.) . Direito, educação, ensino, e metodologia jurídicos [Recurso eletrônico on-line]. 1. ed. Florianópolis: CONPEDI, 2014. 543p
FONTAINHA, Fernando de Castro ; GERALDO, Pedro Heitor Barros ;VERONESE, A.; ALVES, Camila Souza ; FIGUEIREDO, Beatriz Helena Fonseca ; WALDBURGER, Joana . Processos seletivos para a contratação de servidores. 1. ed. Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2014. 184p .
FONTAINHA, F. C.; GERALDO, P. H. B. ;VERONESE, A.; ALVES, Camila Souza . Nationwide Brazilian Civil Servants Selection: the Live-off Examination Ideology. Prawo i Wieà17A (Law & Social Bonds), v. 9, p. 22-37, 2014.
VERONESE, A.; BELLO, Enzo ;VAL, E. M.. Notas Comparativas sobre las Recientes Reformas en el Control de Constitucionalidad en Chile , Argentina y Brasil.. Anuario del Derecho Constitucional Latinoamericano, v. 1, p. 211-236, 2014.
VERONESE, ALEXANDRE. A Institucionalização Constitucional da Ciência, Tecnologia e Inovação a partir do Marco de 1988: Os Artigos 218 e 219 ea Política Científica e Tecnológica Brasileira. Novos Estudos Jurídicos (Online), v. 19, p. 525-558, 2014.
VERONESE, A.. Antenas de telefonia celular no Brasil contemporâneo: uma avaliação das disputas judiciais entre entidades estatais. Revista de Direito, Estado e Telecomunicações (Online), v. 5, p. 29-64, 2013.
FONTAINHA, Fernando de Castro ; GERALDO, Pedro Heitor Barros ;VERONESE, A.; ALVES, Camila Souza ; FIGUEIREDO, Beatriz Helena Fonseca ; WALDBURGER, Joana . Processos seletivos para a contratação de servidores públicos: Brasil, o país dos concursos?. Série Pensando o Direito, v. 49, p. 291-392, 2013.
VERONESE, A.. Considerações sobre o problema da pesquisa empírica e sua baixa integração na área de direito: a tentativa de uma perspectiva brasileira a partir da avaliação dos cursos de pós-graduação do Rio de Janeiro. Revista da Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, v. 14, p. 197-237, 2013.
VERONESE, Alexandre. The Empirical Research Problem and its Low Integration in the Law Agenda: Brazilian Perspective. In: Tomasz GIZBERT-STUDNICKI; Mateusz KLINOWSKI. (Org.). Law, liberty, morality and rights. Warsaw: Wolters Kluwer Polska - Oficyna, 2010, p. 176-183.
FRAGALE FILHO, Roberto; VERONES, Alexandre. Electronic justice in Brazil. In: Agusti CERRILLO; Pere FABRA. (Org.). E-Justice: using information communication technologies in the court system. Catalonia: Open University, Information Science Reference, 2009, p. 135-151.