Mestrado Profissional

 

No documento em que especifica os Requisitos para a Apresentação de Propostas de Cursos Novos (APCN), a CAPES prevê além do mestrado e doutorado acadêmico, o curso de mestrado profissional que, apesar do enfoque direcionado à prática, tem uma natureza completamente distinta dos cursos de graduação e especialização, levando em conta a vedação de uma abordagem meramente informativa das disciplinas. Assim, é necessário que o conteúdo e a metodologia empregada no ensino do mestrado profissional tenha um caráter de inovação do saber que permita a ressignificação das práticas profissionais, com um elevado nível de consistência pedagógica.

É ainda de se destacar o impacto social do mestrado profissional, como oportunidade de reposicionamento das práticas profissionais, especialmente as da alta administração pública.

O mestrado profissional é convergente com objetivo de mais bem posicionar a Faculdade de Direito da Universidade de Brasília dentro da comunidade regional e nacional. É que mesmo na pós-graduação stricto sensu já se podia aquilatar uma forte demanda por parte de profissionais que visavam a qualificação acadêmica também como instrumento de ressignificação profissional e atender a demanda de aumentar a participação da Universidade de Brasília na formação qualificada de servidores da alta administração pública.

 

NOVIDADE:

No segundo semetre de 2019 o Programa de Pós-Graduação fechou acordo para abrir uma turma de Mestrado Profissional no final de 2019 e outra em 2020 com o Superior Tribunal de Justiça (STJ). Formando assim o curso de Mestrado Profissional em Direito, Regulação e Políticas Públicas (PMPD).