Segundo dados obtidos no Plano de Internacionalização da Universidade de Brasília (UnB), período 2018-2022 (vide plano), a UnB, que foi fundada em 1962, “é a oitava universidade com melhor desempenho acadêmico no Brasil, e a 19a na América Latina, segundo o QS World Rankings (2018). Com localização geográfica privilegiada, próxima tanto aos centros decisórios do poder nacional, quanto às representações diplomáticas, aos organismos internacionais e às agências de fomento”. Isto confere à UnB  “grande potencial para se constituir em um importante polo acadêmico internacional. Contribuem para essa perspectiva a presença marcada de pesquisadores de diversas nacionalidades em seu corpo docente e discente, além da experiência institucional da UnB com o desenvolvimento de pesquisas em cooperação com outros países e parceiros estratégicos, como a Organização das Nações Unidas (ONU).”

Atualmente o PPGD/UnB foi contemplado no edital CAPES/PrInt 2019, e está desenvolvendo colaborações no calendário 2019.2,  que envolvem seminários, extensão, escola de altos estudos, pós-doc e mobilidade de professores, discentes e servidores técnico-administrativos para 20 Universidades em 13 países.

No aspecto diretivo-estratégico, o PPGD segue as diretrizes do Plano de Internacionalização da UnB (2018-2022) e das disposições da Comissão de Internacionalização PPGD/FD/UnB.